sábado, 17 de janeiro de 2009

Quem pode dançar???


Vivemos em um país dançante por natureza, mas que dança é essa?
A dança acompanha sempre os sucessos musicais ou as festas tradicionais como carnaval e festas juninas. Passamos pela lambada, axé, country, funk, samba... e é assim que massa brasileira imagina é a dança, um amontoado de passinhos dois pra lá e dois pra cá, com popozudas rebolando e descendo até o chão vestidas com seus micro shorts e topinhos banalizando e vulgarizando não só a imagem feminina, mas o corpo e a dança também.
Os programas de TV são um meio fortíssimo para que se popularize e intensifique uma imagem e um entendimento errôneo sobre a dança, pois ao mostrarem apenas bailarinas usando micro vestidos, executando coreografias repetitivas e primárias, reforça-se ainda mais a idéia de que apenas para mulheres com corpos perfeitos que podem dançar e os bailarinos que aparecem são no máximo dançarinos de axé dançando sem camisa (pois são super sarados) rebolando tanto que parece que a qualquer minuto terão um lesão na região lombar.
Mas quem disse que esse é o único tipo de dança que nossos adolescentes devem ter acesso?
Por que não permitir a eles que experimentem algo diferente do convencional?
Não é uma das funções da escola proporcionar ao aluno a possibilidade de conhecer e compreender o que até então era por ele desconhecido?
È lógico que resistência existirá num primeiro momento, mas nada que conversa não resolva. Estimular os alunos para que eles descubram que nem só de bundas, corpão sarado e rebolados vive a dança e que eles podem dançar de uma forma diferente e muito mais interessante do que a que eles estão acostumados a ver na TV...

A dança é feita por todos e para todos e por isso apresento esse vídeo “Coreológicas IV” para que vocês possam visualizar que independente de idade, peso, altura, cor, religiosidade ou classe social todos podem e devem dançar.
A dança faz bem para o corpo e para mente, pois além de possibilitar uma conscientização corporal descobrindo novas possibilidades de movimentos nos permite também um crescimento intelectual, criativo e expressivo buscando sempre diferentes formas de relacionar corpo, espaço e sociedade.
VEJA O VÍDEO NO YOUTUBE:
http://www.youtube.com/watch?v=m1aa_vKvt10

REFERÊNCIAS DO VÍDEO E DA IMAGEM:
http://www.caleidos.com.br/cal/ciad/trabalhos.html#coreologicasIV

COREOLÓGICAS IV (estréia março 2006)
Em 2006, a Caleidos Cia. de Dança comemorou dez anos de trabalho com a montagem COREOLÓGICAS IV, em cartaz de março a junho do mesmo ano. Cada espetáculo COREOLÓGICAS aborda temas de movimento diferentes de forma artística, lúdica e prazerosa para público com diversas culturas corporais. COREOLÓGICAS é um espetáculo verdadeiramente inclusivo, pois convida e agrega, dançando, corpos, idades, etnias, classes e gêneros em processo de apreciação e criação individual e coletiva. Nesse espetáculo , outras formas de relacionamento entre artistas e público são lançadas estabelecendo uma nova relação entre a dança e a sociedade em que vivemos. Participam do projeto as intérpretes criadoras Fabiane Carneiro, Kátia Henrique, Melina Sanches e Isabel Marques e a estagiária Luara Bolandini. Agradecimento especial: Luciana Nunes, Cadu Granja, Eric Rafael e Fábio Brazil.


2 comentários:

  1. Poxa! Finalmente um espaço inteligente sobre Dança e cultura em Cascavel! Parabens Ana..bjokass

    Kaibers

    ResponderExcluir
  2. Valeu Jeff!!!

    Espero sua presença aqui mais vezes.

    Abraços

    Ana

    ResponderExcluir